Consciência na Alfabetização

Por Gi Germano em 03/09/2023 às 08:47:15

Vivência na Alfabetização - Capítulo 1

Farei uma série de artigos voltados para Alfabetização, serão textos reflexivos, com base na minha vivência como alfabetizadora, não apresentarei receita, mas algumas dicas de como ando por este caminho cercado de letras e sons!

Vivência na Alfabetização - Capítulo 1

A chegada na Alfabetização, primeiro ano, é cercada de dúvidas, medos, preocupações e expectativas.

É válido lembrar que antes deste pouso no caminho alfabético, é preciso passar pela Educação Infantil, para que as habilidades necessárias sejam estimuladas e desenvolvidas.

Não trago este texto para criar algum tipo de polêmica entre os profissionais da Educação, pelo contrário, por fazer parte desta área e da Saúde, e muitos anos nesta caminhada, faço observações de acordo com a minha vivência.

Temos nos dias atuais um arsenal de recursos para estimular a leitura e escrita das crianças que chegam nas instituições escolares trazendo na "mochila" da vida algumas informações que podem e ser utilizadas ou não na sala de aula. às vezes as crianças são estimuladas em seus lares em outros não possuem esta oportunidade, caberá ao profissional fazer uma triagem, acertar os pontos, e oferecer novos conhecimentos.

As crianças possuem um papel ativo e essencial em seu aprendizado, construindo o próprio conhecimento, mas é preciso um planejamento para organizar o conteúdo.

Sim, é preciso organizar e planejar!

Quando se fala na construção, não é simplesmente deixar que a criança escreva errado até ela descobrir que a palavra está errada, na minha concepção, apresentando o correto já direciona ao conhecimento, e nos casos de erros não se pode deixar de fora a correção! Eu vi e ouvi muitas pessoas pensando e agindo de forma contrária com relação a "deixar" a criança identificar os erros nas palavras, frases e textos. Com isso, esta mesma criança vai chegando em outras séries sem fazer a descoberta.

As fases da alfabetização:

  • Nível Pré-Silábico: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada
  • Nível Silábico interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma
  • Nível Silábico-Alfabético: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas
  • Nível Alfabético: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.


Método fônico acontece por meio dos fonemas:

- começa pelos sons mais simples (vogais)

- em seguida para os mais complexos (consoantes)

Deixo claro que cada profissional escolhe a sua metodologia, a qual ela se identifica e tem capacidade de aplicar com seus alunos, eu vejo que através da consciência fonológica o processo de alfabetização ocorre de forma que as crianças têm consciência dos sons das palavras, ou seja, compreendem que as palavras são compostas de sons (fonemas). Por esse motivo, vejo que a consciência fonológica é fundamental não só na alfabetização como também de forma lúdica na Educação Infantil.

Eu conheci há mais de trinta anos a História da Abelhinha, hoje depois de estudos e pesquisas consegui desenvolver um material com base nos sons dos personagens dos Amigos da Abelhinha, mas com um novo texto e personagens, esse será o novo artigo que irei escrever, aguardem!


Fonte: Gi Germano (Alfabetizadora/Psicopedagoga/Biblioterapeuta Infantil e Juvenil)

Zion
Luxhoki